quinta-feira, 28 de janeiro de 2010

Sindrome de Proteus



A síndrome de Proteus é uma doença congênita que causa crescimento exagerado e patológico da pele com Tumores subcutâneos, desenvolvimento atípico com macrodactilia e hemi -hipertrofia É uma doença extremamente rara: se descreveram cerca de 100 casos em todo mundo. Por causa dessa raridade, não há muitos estudos na área atualmente, e quase todos os acontecimentos, praticamente, não têm solução.

Esta doença teria permanecido desconhecida, se não fosse o caso de Joseph Merrick(foto em preto e branco),O homem elefante, foi um caso particularmente grave desta síndrome, além da neurofibromatose,que também acredita-se que tinha.

Em 1980 foi rodado o filme "O Homem Elefante" (The Elephant Man) dirigido por David Linch e estrelado por Anthony Hopkins, John Hurt, Anne Bancroft e John Gielgud. No filme, o ator Jonh Hurt interpreta Joseph Merrick, onde é relatada sua vida e as dificuldades enfrentada por ele portar a doença que provocou deformidades em 90% do seu corpo.

Em vida, Joseph, quando criança foi rejeitado por sua aparência, sendo assim, expulso de casa. Após isso, tentou vender livros, mas não obteve muito sucesso por causa de sua aparência. Depois de meses tentando arrecadar fundos para viver, foi "resgatado" por um circo de aberrações, onde foi posto como atração sob o título de "A parte mais degradante do ser humano". Após tempos de circenses, um médico dos redores o recolheu para análise e tratamento. Em 1890,aos 28 anos,Joseph veio a falecer por causa do crescimento de seu cérebro e seu rompimento de pele.

Nas fotos você pode ver o resultado do síndrme de proteus.

Fonte:Wikipedia

Nenhum comentário:

Postar um comentário